quarta-feira, 9 de junho de 2010

Workshop Inesquecível

Todos os anos a Câmara Municipal de Esposende organiza o Fórum da Educação, que este ano teve como tema:"Criatividade e Educação" e decorreu entre 22 de Maio e 7 Junho.
Entre Paineis, oficinas , encontros e workshops foi uma semana muito interessante.
Contudo o Workshop Acção-Teatro foi aquele que mais me fascinou, foi orientado por:

Rui Pedro Borges (Psicólogo e Professor)
e Jorge Alonso (Actor/Encenador/Formador).

Os objectivos deste workshop foram:

Contribuir para o ganho de consciência de si próprio e dos outros. Enriquecer competências de interacção social.Utilizar o processo de comunicação como factor impulsionador de mudança de comportamentos e de atitudes. Contribuinte importante no desenvolvimento de iniciativas comunitárias e de desenvolvimento local, com finalidades diversas, por exemplo, no domínio da prevenção, da formação, da animação, da reabilitação, da criação de redes sociais e de acções de integração social, em campos tão distintos como, a saúde, a educação, a justiça, a igualdade de oportunidades ou o próprio trabalho teatral.

Promover estratégias alternativas de comunicação e de animação, participação e motivação de grupos, estimular a imaginação enquanto instrumento ao serviço do desempenho profissional, fornecer pistas e soluções para a resolução de impasses e obstáculos, nos grupos, e melhorar a qualidade das interacções sociais entre todos os agentes envolvidos em trabalhos de grupo. No trabalho teatral e performativo, por exemplo, para a construção do texto dramático, para estimulação das competências de improvisação ou para a simples animação e ensaio do grupo.

Conheci pessoas incríveis, foi uma semana muito intensa a todos os níveis, emocionais, físicos e psicológicos. Saí de lá muito mais rica enquanto pessoa e aprendi que: "Nem tudo o que parece é aquilo que realmente é." Simplesmente fantástico.

Um beijinho muito especial para todos aqueles que tive o previlégio de conhecer e alguns reencontrar. Tenho pena que não estejam todos na foto, mas estão no meu coração.

Obrigada Rui e Jorge, vocês são fantásticos!!!


"Actores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade:
é aquele que a transforma!".
Augusto Boal

1 comentário:

  1. Esta é seguramente a formação que todas as pessoas deviam fazer pois é muitissimo enriquecedora e faz-nos crescer como pessoas!
    Parabéns pela iniciativa e pela sua participação!
    Obrigada pela sua simpatia!
    Um grande abraço,
    Maria Lemos

    ResponderEliminar